A cada início de uma nova temporada de treinos, é extremamente importante e altamente recomendável realizar um check-up completo e verificar em quais condições a nossa máquina – o corpo – se encontra. Dentro desta bateria de exames está o teste ergoespirométrico, o qual nos trás informações úteis para treinar em segurança e com qualidade.
Segundo Rodrigo Resende Palhares, médico do esporte do Instituto do Atleta, o teste ergoespirométrico é feito para avaliar o desempenho físico máximo de uma pessoa e medir a resposta dos sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar em situações de esforço máximo.
“O teste ergoespirométrico avalia o nível de aptidão física atual e o comportamento cardíaco frente ao esforço físico máximo do indivíduo que está sendo avaliado. A finalidade é detectar a capacidade atlética e possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes ou de atenção ao praticante”, explica Palhares.
O teste é importante para ajudar o atleta a traçar objetivos sem que eles comprometam a sua saúde. Ele fornece o consumo máximo de oxigênio (VO2 máx), limiares aeróbio e anaeróbio, frequências cardíacas e gasto calórico correspondentes. Segundo o especialista, esses dados são essenciais para aperfeiçoar o aproveitamento cardiovascular aliado à atividade física.
Não postergue sua saúde. Treine de forma inteligente! Você é a sua inspiração!