O Ironman Florianópolis foi extremamente especial para nós este ano. Dos 7 atletas Team Vanuza Maciel participantes, um deles tinha um “sonho grande”, o de cruzar o tão famoso pórtico em sua cadeira voadora, e se tornar um IRONMAN. Diogo está em uma cadeira de rodas há 11 anos devido a um acidente automobilístico, mas isso jamais o impediu de sonhar.
O paratleta relata de forma breve e emocionante suas experiências vividas durante a prova.
“Foram os momentos de superação mais intensos que já vivi, realmente não é possível entender o significado da expressão ESPÍRITO IRONMAN através da teoria.
14h16’41” ininterruptos entre nadar 3,8km, pedalar 180km, correr 42.2km mais os problemas técnicos que ocorreram.
Como se não bastassem as distâncias e os problemas, o clima adverso potencializou em muito todas as dificuldades que havíamos previsto para minha prova.
A experiência de estar ali vivendo a prova em si, foi algo extraordinário, com muitos momentos de sofrimento, dor, dúvidas e alegrias em maiores proporções.
Sentir a energia de largar para um desafio como este depois de encarar um ciclo de preparação de um ano é fantástico, sentir a emoção das pessoas assistindo e vibrando por você, gritando seu nome cada vez que passa é surreal, sentir na pele o gosto do suor salgado colando no corpo, a chuva, o frio e o vento batendo na cara durante horas e mesmo assim não ter dúvida alguma a respeito de onde está e aonde quer chegar, isso é IRONMAN!
No entanto, a alegria maior é realmente a da chegada, saber que ali a conquista é sua, pois viveu intensamente cada minuto para ter certeza de que valeu a pena, a sensação de capacidade é potencializada ao cubo.
Aquele momento em que você pensa: EU VIM, VI E VENCI!
Ahh, não há nada melhor do que isso, irmão! Cruzar aquele pórtico e escutar as palavras mágicas YOU ARE AN IRONMAN é algo que as pessoas deveriam se propor a fazer, nem que fosse uma vez na vida, pois mudou a minha na essência, para melhor!
Triathlon para mim não é nem de perto uma prova individual, agradeço a Deus por ter me dado forças para essa realização, toda minha amada família, minha esposa linda Alexandra Reck Vieira que esteve sempre ao meu lado e queria tanto quanto eu cruzar aquele pórtico, me apoiando e motivando diariamente para esse objetivo, minha mãe guerreira Vera Ratacheski que vêm se superando a cada dia e me inspirando a continuar, meu sogrão mais que parceiro Marcio Paulo Vieira que sempre está disposto a me apoiar nos treinos.
Agradeço muitíssimo a minha super ultra coach Vanuza Maciel que com sua vasta experiência me preparou como ninguém para esse desafio, sempre exigindo nada menos do que o meu limite, ao meu querido amigo e ultraman Luiz Henrique Rissato que foi meu anjo da guarda e staff nessa prova e nos treinos, me acompanhando durante todo o trajeto para garantir a minha segurança e auxiliar em qualquer problema técnico que por ventura ocorresse, também ao meu querido amigo e Ironman Giuseppe Musella que sempre me deixou muito mais preparado para esse desafio com seus conselhos e incentivos acertivos, vocês são pessoas extraordinárias, muito obrigado meus queridos!
Agradeço ao meu staff fortíssimo de transição, coach Vanuza Maciel, Jana Belem e minha esposa Ale que me ajudaram muito durante esses momentos.
Agradeço as empresas e as pessoas que me apoiaram até aqui para que a realização desse objetivo fosse possível.
Sonho grande novamente para que no próximo ano minha categoria HC (Handcycle Division) esteja aberta nessa prova, que é o Campeonato Sul-Americano, para que assim eu possa buscar minha vaga para o mundial de Kona, no Hawaii/USA.
Obrigado a todos vocês meus amigos queridos que desde o início sempre me incentivaram e acreditaram tanto quanto eu que esse sonho grande seria possível!”
Nos sentimos agradecidos, honrados e orgulhosos por participar de histórias como essa.
Você é a sua inspiração!